Caminho de Navegação

Cultura

Sustentabilidade: Sesc+Sertanejo terá gestão adequada de resíduos

Parceria entre o Sesc-DF e a Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF visa reduzir o impacto ambiental em eventos

Publicado em 28/09/2023 18h35 Atualizado em 03/10/2023 13h07
Galpão de reciclagem da Centcoop

Grandes eventos geram, invariavelmente, uma grande quantidade de lixo. Por isso, a fim de reduzir o impacto ambiental dessas ocasiões e promover práticas sustentáveis, o Sesc-DF firmou, neste mês, uma parceria com a Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) para realizar a gestão adequada de resíduos na 1ª edição do Sesc+Sertanejo, que acontece neste sábado (30), em Planaltina (DF).

 

Durante o evento, a cooperativa irá realizar a coleta, transporte, segregação e destinação final ambientalmente adequada. De acordo com o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araúo, a contratação abarca a sustentabilidade nos níveis ambiental, social e econômica, atendendo, assim, os fins de sustentabilidade que Sesc busca. 

 

"A gestão adequada de resíduos em eventos não é apenas uma escolha consciente, mas também um compromisso essencial com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável", destacou o diretor da instituição.

 

O gestor lembra ainda que as cooperativas não apenas reciclam materiais, mas também geram empregos, promovem a educação ambiental e fortalecem comunidades. "Elas desempenham um papel vital pois, unem esforços e conhecimentos para transformar o descarte em oportunidades de reciclagem e sustentabilidade", complementou.

 

 

 

Outro evento que também terá apoio no descarte correto e na reciclagem é o Sesc+Piseiro, previsto para novembro. De acordo com a equipe de Sustentabilidade do Sesc-DF, a parceria entre a instituição e a CentCoop tem como benefícios:

 

  • Geração de empregos e renda: complemento de renda para o catador e os recursos destinados a CENTCOOP para realização dos serviços são voltados ao fundo social para benefícios aos catadores, cestas básicas e outras atribuições que aumente a qualidade de trabalho das cooperativas.

 

  • Redução do custo da coleta e da poluição: A destinação adequada de recicláveis retorna resíduos para produção de materiais, contribui para qualidade do meio ambiente com redução do risco de contaminação do solo e riscos à saúde humana. Ao enviar materiais para reciclagem, evita-se descarte em aterros sanitários ou incineração, o que gera gases poluentes além de custos.  

 

  • Conservação de recursos naturais: A reciclagem ajuda a conservar recursos naturais, como água, madeira e minérios. Ao reciclar papel, por exemplo, economizamos água e árvores.