'O Sesc-DF, por meio da rede de Bibliotecas do Distrito Federal, dará início no dia 5 de junho ao podcast Bibliocanto - seu cantinho de leitura na biblioteca. Com o formato de narração de histórias, os ...'
Publicado em 25/05/2021 00h00 Atualizado em 25/05/2021 00h00
O Sesc-DF, por meio da rede de Bibliotecas do Distrito Federal, dará início no dia 5 de junho ao podcast Bibliocanto - seu cantinho de leitura na biblioteca. Com o formato de narração de histórias, os episódios serão quinzenais com duração de 15 a 20 minutos com temáticas e gêneros literários distintos. A ênfase será a literatura produzida na capital federal e Entorno. Serão gravados episódios de junho até novembro, sempre dois por mês que estarão disponíveis nas plataformas: Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts.
Todos os episódios serão gravados no estúdio do Sesc Estação 504 Sul. A bibliotecária da unidade, Fabrícia Feitosa, explica que a ideia é poder também estimular a produção cultural. “O projeto surgiu da necessidade de ouvirmos o que está sendo produzido na área de literatura da cidade. Selecionamos por meio de uma curadoria escritores para narrarem suas histórias e assim divulgarmos também esse tipo de conteúdo. É mais um incentivo para quem se dedica à escrita e uma oportunidade do público ter acesso de uma forma diferente”, detalhou.
Para abrir o podcast, será apresentado no dia 5 de junho o texto “Um homem de honra”, do escritor e professor Daniel Barros. Logo depois, no dia 20 será a vez da jornalista e escritora, Juliana Valentim, ler o primeiro capítulo de seu livro “ O Abrigo de Kulê - Gabriel e a fábrica de brinquedos”.
Podcast Bibliocanto - seu cantinho de leitura na biblioteca
Período: a partir de 5/6 (quinzenal) até novembro
Plataformas: Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts
Sobre Daniel Barros: nasceu a 4 de outubro de 1968, na cidade de Maceió, estado de Alagoas. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas 1992, e pós-graduado em segurança pública em Brasília, onde reside desde 1998. Iniciou o gosto pela escrita a partir da leitura. Ainda jovem escreveu nos periódicos escolares e escreveu no jornal da faculdade. Foi colaborador, como fotógrafo, de O jornal e Gazeta de Alagoas, é autor dos romances, como: O sorriso da cachorra (2011), Enterro sem Defunto (ler Editora 2013); Mar de pedra, romance, editora Thesaurus (2015); e Canto Escuro (2019). É policial há 23 anos, no qual pertenceu a Divisão de Operações Especial. Hoje é professor na Escola Superior de Polícia DF.
Sobre Juliana Valentim: possui 15 anos de experiência em Comunicação Social, Corporativa, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Produção de Conteúdo. É jornalista e escritora, pós-graduada em Comércio Exterior e Jornalismo Digital. Atuou em diversas empresas e agências de comunicação, no Brasil e no exterior. É autora de três livros: Manuscritos de um viajante – Crônicas (2007); Palavras que dançam – Poemas e fragmentos (2014); e O Abrigo de Kulê (2020). Juliana é consultora de escrita criativa e gerencia o perfil literário Palavras que Dançam, que conta com mais de 43 mil seguidores. Atualmente, atua também como editora-chefe da Revista Traços.