'No mês de maio, o Sesc-DF realizará duas ações culturais importantes. No dia 15, às 15h, vai ocorrer a live A Arte de Contar Histórias, com o Grupo Paepalanthus. A transmissão será no Youtube da instit...'
Publicado em 11/05/2021 00h00 Atualizado em 11/05/2021 00h00
No mês de maio, o Sesc-DF realizará duas ações culturais importantes. No dia 15, às 15h, vai ocorrer a live A Arte de Contar Histórias, com o Grupo Paepalanthus. A transmissão será no Youtube da instituição (youtube.com/sescdf). Na sequência, nos dias 22, 23, 29 e 30, sempre às 16h, o público poderá participar da atividade gratuita Canção e Psicanálise: oficina de criação com Marília Calderón. Com classificação indicativa 16 anos, as inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/r/tkLbY4Sbke. As vagas são limitadas.
A analista de Cultura do Sesc da 504 Sul, Luana Fonteles, dá uma visão das duas atividades. “Desde 2020 temos recebido um retorno muito positivo das nossas ações formativas e por isso vamos continuar trazendo novas propostas. A live de contação de histórias abrange um público não só de artistas, mas de famílias que agora estão mais em casa com os filhos. É uma palestra que vai trazer formas diferentes de contar histórias. Já a oficina, que apesar de ser aberta para quem se interessar, tem um público mais especifico de artistas. Serão quatro dias em que a música será trabalhada como uma maneira de transformar e acalmar neste momento tenso. E no final, serão enviados certificados”, explicou.
Veja a programação:
Live A Arte de Contar Histórias com o Grupo Paepalanthus
Dia: 15/5
Horário: 15h
Duração: 1h
Transmissão: YouTube do Sesc DF
Classificação Indicativa: livre
Sinopse: contar e ouvir histórias são formas de brincar com o imaginário. É desejar e fazer. É desejar e ser. As histórias nos convidam a caminhar pelos sonhos, riscos, perdas, danos e benefícios. A literatura potencializa muitas leituras, e por meio dela, os contadores de histórias buscarão aproximar os ouvintes de um universo ao mesmo tempo simbólico e real, alimentando o leitor de sensibilidade, fantasia e conhecimento, aproximando-o do propósito supremo de tornar-se cada vez mais crítico, participativo e atuante, política e socialmente. Assim, é a proposta da palestra A Arte de Contar Histórias para despertar uma experiência que ressalta o poder do contador de histórias como instrumento de transformação. Discutiremos a importância da história, o papel do contador de histórias, escolha e apropriação do seu repertório.
Canção e Psicanálise: oficina de criação com Marília Calderón
Dias: 22, 23, 29 e 30/5
Horário: 16h
Duração: 1h30 por dia
Transmissão: Sala privada de reuniões no aplicativo Zoom
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Oficina gratuita: https://forms.office.com/r/tkLbY4Sbke
Sinopse: propomos uma oficina de criação de canção a partir da psicanálise. Serão abordados textos de Freud, técnicas de criação de canção, diálogos entre estes dois campos e atividades de escuta como provocações para uma expressão artística singular por parte de cada participante. Com duração de 4 encontros de 1 hora e meia cada, a proposta é que, ao final da oficina, cada participante tenha criado uma canção completa. Não é necessária nenhuma experiência prévia.
Mais informações pelo telefone: (61) 3217-9118.