Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF prepara programação online para conscientizar a população sobre a Paralisia Cerebral

'​Profissionais especializados participam de duas lives nesta segunda-feira, 3 de outubro​ Outubro é marcado pelo Dia Mundial da Paralisia Cerebral e para ampliar a conscientização da população sob...'

Publicado em 03/10/2022 00h00 Atualizado em 03/10/2022 00h00

Profissionais especializados participam de duas lives nesta segunda-feira, 3 de outubro

___000carrossel-paralisia-cerebral_01.png  
Outubro é marcado pelo Dia Mundial da Paralisia Cerebral e para ampliar a conscientização da população sobre as características, causas e tratamentos da doença, o Sesc-DF promove, entre os dias 3 e 10 deste mês, uma programação presencial e online. A ação contará com lives e atividades culturais, de nutrição, diversão e muito mais!
A programação inicia nesta segunda (3), com duas lives no Youtube do Sesc-DF. A primeira será realizada às 15h, abordando o tema “Conhecendo a Paralisia Cerebral”, com a presença das Fonoaudiólogas do Centro de Reabilitação e Estudo Neurológico, Adriana Assunção e Raquel Pires. 
Já a segunda live abordará o tema “Como garantir o direito de pessoas com Paralisia Cerebral” com a presença da Presidente e Vice-presidente da Associação Paralisia Cerebral – APC, Luciana Prudente e Maza Jacob. As duas transmissões online ainda contarão com relatos e a presença de pais de crianças com a paralisia.

palestrantes carrossel-paralisia-cerebral_04.png
O Sesc ainda realizará, no dia 6 de outubro, uma programação especial e direcionada ao público com Paralisia Cerebral e suas famílias na unidade do Guará, com atividades de lazer com estações adaptadas ao público e estandes de nutrição e saúde mental, com orientações sobre as necessidades das pessoas com paralisia. 
Segundo a Coordenadora de Saúde do Sesc-DF, Janaína D’Almeida, o evento é uma das formas que a instituição age para dar suporte ao público e seus familiares. “Nosso objetivo com as ações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral é apoiar a rede de profissionais e famílias, aumentar a conscientização sobre a doença e ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva" ressaltou.

Sobre a Paralisia Cerebral
A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo. Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas. Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.
Uma das principais causas de PC é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, ocorre falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral. Além da falta de oxigenação, existem outras complicações, menos recorrentes, que podem provocar a PC. Entre elas estão: anormalidades da placenta ou do cordão umbilical, infecções, diabetes, hipertensão (eclampsia), desnutrição, uso de drogas e álcool durante a gestação, traumas no momento do parto, hemorragia, hipoglicemia do feto, problemas genéticos, prematuridade.

Para assistir as lives sobre a Paralisia Cerebral, clique AQUI