Sesc-DF inaugura exposição Brasília em 10 Athos no Sesc Estação 504 Sul nesta quarta-feira (9)
Sesc-DF inaugura exposição Brasília em 10 Athos no Sesc Estação 504 Sul nesta quarta-feira (9)
'As obras de um dos grandes nomes da cultura local estão expostas para quem passa pela galeria do Sesc Estação 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo. A exposição Brasília em 10 Athos foi ina...'
As obras de um dos grandes nomes da cultura local estão expostas para quem passa pela galeria do Sesc Estação 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo. A exposição Brasília em 10 Athos foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (9) pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, pelo diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva e pela representante da Fundação Athos Bulcão Silvia Bertoldo Guerreiro. Os azulejos de Athos Bulcão ficam na unidade até o dia 11 de abril e a entrada é gratuita.
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, destacou a contribuição histórica e cultural para a cidade com a obra do pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, eternizada na fachada recém-inaugurada da unidade do Sesc-DF e celebrou a abertura da exposição. “O Sesc faz parte da cultura do Distrito Federal, realizamos toda a revitalização da fachada da unidade aqui na 504 sul, com a instalação desta obra de arte composta por azulejos de Athos Bulcão e agora presenteamos mais uma vez a sociedade brasiliense com a exposição Brasília em 10 Athos para que a comunidade possa visitar a mostra, com todos os cuidados e protocolos sanitários", afirma.
A curadoria da exposição aberta hoje ao público foi motivada pela inauguração do painel de azulejos de Athos Bulcão na fachada principal do Sesc 504 Sul. A seleção apresenta obras com diferentes cores e formas, e com distintas maneiras de composição. O objetivo é ampliar, construir e reconstruir entendimentos, conceitos e experiências para os visitantes, além de ampliar o diálogo sobre a obra e o artista.
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, comemorou a união da Fundathos à entidade marcada pela fachada com o painel e pela exposição. “Athos Bulcão representa Brasília, seu talento contribui para o embelezamento da cidade e o Sesc agora carrega em uma de suas unidades um painel desta referência mundial, agregado ao patrimônio local. Para nós é uma honra e uma responsabilidade imensa. A W3 Sul foi a primeira grande avenida comercial de Brasília, a vitrine da cidade, então ações da Fecomércio em parceria com o GDF, como a estruturação de corredor cultural e esta parceria com a Fundathos nos alegra muito. Obras do artista emolduradas na exposição promovem a difusão deste importante artistas através das gerações", conclui.
Criada para preservar e divulgar a obra do artista plástico Athos Bulcão, a Fundação Athos Bulcão (Fundathos) desenvolve diversos projetos para torná-los acessíveis a toda a comunidade. De acordo com a representante da Fundathos, Silvia Bertoldo Guerreiro, esta exposição marca o primeiro projeto deste ano em que a Fundação completa 30 anos de atuação cultural na capital. “Estamos muito felizes com esta parceria, entendemos que estamos devolvendo uma obra para a cidade. Esta é uma possiblidade de oferecer uma nova exposição para apresentar mais obras do Athos, para que crianças e todos os públicos em Brasília conheçam", acredita.
O coordenador de Cultura do Sesc-DF, Alexandre Costa, destacou a atuação cultural da entidade na realização da exposição. “A exposição vem ao encontro deste momento de transformação e de revitalização da avenida W3 sul, que por muitos anos foi o principal ponto cultural da cidade e com o projeto da Fecomércio-DF de instalar um corredor cultural ligado à 508 sul nossa fachada. Entramos hoje oficialmente no mapa turístico da capital, contanto a nossa unidade do Sesc-DF na 504 sul", explica.
Fotos: Inauguração Brasília em 10 Athos
Confira a programação
Cine Athos! Exibição de documentários sobre o professor, de curta e média durações. Galeria Sesc Estação 504 Sul Alberto Salvatore Giovanni Vilardo - segunda a sexta-feira das 09h às 19h.
Um Athos para chamar de seu! o público será convidado a manipular peças com padrões de azulejos de Athos Bulcão, criando combinações e possibilidades próprias, a partir de modelos de azulejos de Athos para Brasília.
Athos em jogo! Jogo de cartas transparentes, contendo módulos de azulejos de Athos Bulcão pertencentes a diversos espaços da cidade. Este é um jogo interativo, com regras e variações simples, disponível para os visitantes a partir do dia 21/02.
Pausa para jogar! Série de intervenções no espaço expositivo para jogar o Athos em jogo e conversar sobre aspectos da vida e obra de Athos Bulcão. A partir do dia 22/02 em horários previamente agendados.
Oficina Recriando Athos: a atividade consiste na criação de padrões geométricos utilizando adesivos vinílicos, colados em peças de manta magnética. O uso de formas inspiradas nos trabalhos do artista possibilitará aos participantes entender como Athos pensava e usava as cores em suas criações para fazer suas composições. A oficina é direcionada a alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental de escolas públicas do DF.