'O Sesc-DF ampliou a blindagem contra o coronavírus. Além dos dois postos já existentes para vacinação no Taguaparque e na Ceilândia, a instituição atendeu também neste sábado (24) no drive-thru montad...'
Publicado em 24/04/2021 00h00 Atualizado em 24/04/2021 00h00
O Sesc-DF ampliou a blindagem contra o coronavírus. Além dos dois postos já existentes para vacinação no Taguaparque e na Ceilândia, a instituição atendeu também neste sábado (24) no drive-thru montado próximo a Torre de TV. Em torno de duas mil pessoas passaram pelos locais e receberam as doses indicadas da vacina. E para tornar o atendimento mais humanizado e alegre foram preparadas intervenções culturais durante os atendimentos nos drive-thrus. Apresentações de palhaços, malabaristas, acrobatas e músicos ajudaram a tornar o momento da vacinação mais leve. As pessoas também puderam fazer uma boa ação doando alimentos, produtos de higiene, roupas e brinquedos nos pontos do Sesc. Tudo que for arrecadado será entregue ao Mesa Brasil Sesc no DF que atende 327 instituições sociais. A vacinação seguirá neste domingo (25), das 9h às 17h.
Atualmente, o grupo prioritário é formado por pessoas com 62 e 63 anos, profissionais de saúde da rede pública, além de grupos específicos, como indígenas e pessoas com deficiência. O diretor regional do Sesc-DF, Moisés Brandão, esteve presente no posto de vacinação da Torre de TV e destacou que o trabalho da instituição neste momento é colaborar para que rapidamente a população esteja vacinada. “Estávamos fazendo essa vacinação começando com dois postos na Ceilândia e no Taguaparque. Agora estamos com três contando com o posto de vacinação na Torre de TV. Nós ampliamos porque queremos que a vacinação ocorra o mais rapidamente possível para que todos consigam voltar a normalidade”, disse Moisés. O diretor destacou que os locais também estão recebendo doações de alimentos que serão repassados ao programa Mesa Brasil. “Estamos aproveitando isso para criar uma rede de solidariedade arrecadando alimentos que serão distribuídos para quem precisa e esta passando por dificuldade neste momento. Além de ajudar os artistas da cidade que, infelizmente, também estão passando por um momento difícil. Então, nós oferecemos um atendimento diferenciado e humanizado trazendo música e arte circense para tornar esse momento mais leve”, disse.
A diretora de projetos Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, também esteve presente no drive-thru da Torre de TV e destacou que a colaboração para a população faz parte do DNA da instituição. “Ampliamos a vacinação trazendo postos para o coração de Brasília. Não conseguimos mais postos porque é uma demanda que necessita das vacinas, de mais quantidade. Além disso, é uma ação que envolve todos os setores do Sesc, não é só a parte médica. Envolvemos as áreas de esporte, lazer, nutrição porque temos o cuidado também com os funcionários. É o nosso DNA, nossa parte social. A gente tem isso na veia. Quem é do Sesc sabe que é para isso que nós trabalhamos. E é um orgulho, um prazer, uma alegria e satisfação atender a população. O Sesc trabalhando em parceria com a Secretária de Saúde faz toda a diferença”, disse Nina.
A coordenadora de Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF, Auxiliadora França destacou que a iniciativa pode contribuir para o retorno do desenvolvimento econômico da cidade com a população vacinada. “O que nós fizemos foi inserir todas as áreas do Sesc para transformar este momento em uma experiência, não um momento de vacinação frio. Então nós trazemos a alegria do Sesc, o entusiasmo, a oportunidade das pessoas entenderem quais são os serviços que a instituição proporciona. Trazemos também o momento cultural que ameniza a parte desgravidável de ficar na fila, no sol. A gente tenta trazer leveza pra esse trabalho. Estamos dando uma contribuição para o retorno do desenvolvimento econômico. Com a cidade vacinada as pessoas voltam a consumir, voltam a sua rotina e afazeres e isso é muito importante para o nosso público trabalhador do comércio. Nosso olhar é para a sociedade trazendo o dna social", disse Auxiliadora.
Idosos recebem segunda dose
O casal de idosos Juarez Rocha e Keila Rocha, 63 e 62 anos respectivamente, estiveram no posto de vacinação da Torre e tomaram a segunda dose. Emocionados, eles contaram que a espera já durava 1 ano e que torcem para que mais pessoas também sejam imunizadas. “É um tanto quanto indescritível. Tem um ano que estamos aguardando isso. É uma sensação de alívio. A gente tá começando a sair dessa fase crítica”, disse Juarez. Para Keila, o momento é de unir forças. “Eu penso que Deus se mostra através da ciência. Espero que isso chegue na faixa etária das minhas filhas, dos meus netinhos e de toda a população. O Sesc está de parabéns pela iniciativa. É um momento de juntar forças e somar”, disse.
Já a Dulce Neiva saiu do Jardim Botânico para se vacinar no posto da Torre e agradeceu pela acolhida no que ela diz ser o “um dos dias mais importantes da vida dela”. “Eu me sinto privilegiada. Gostaria que meus filhos e outras pessoas estivessem passando por esse momento. A diferença no atendimento e na acolhida das pessoas que estavam na fila foi maravilhoso. A gente percebe o carinho e o respeito dos profissionais do Sesc com a gente e isso é muito importante para nós. Inclusive trazendo música que é algo maravilhoso. As pessoas ficam mais animadas com o ambiente assim. Pegar essa fila, no sol e receber essa acolhida faz tudo valer a pensa. Obrigado Sesc por participar desse momento tão importante pra mim”, disse Dulce.
Dias: 24 e 25/4
Locais:
Torre de TV de Brasília – Eixo Monumental
Taguaparque - Colônia Agrícola Samambaia (pistão norte) – Taguatinga
Sesc Ceilândia - QNN 27, Área Especial - lote B, Ceilândia Norte
Horário: 9h às 17h
Faixa etária: 63 e 62 anos – 1ª e 2ª dose