Caminho de Navegação

Notícia

Segunda edição da Semana do Livro e Bibliotecas do Sistema Fecomércio-DF começou com programação online e descontos

'A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (27) e teve como tema “Educação”Para reforçar a importância da leitura como um importante elemento para a construção do conhecimento, o Sistema...'

Publicado em 28/10/2021 00h00 Atualizado em 28/10/2021 00h00
A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (27) e teve como tema “Educação”

Para reforçar a importância da leitura como um importante elemento para a construção do conhecimento, o Sistema Fecomércio-DF realiza de 27 a 29 de outubro, a 2ª Semana do Livro e das Bibliotecas. A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (27) e teve como tema “Educação”, em homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire. A programação oferece oficinas, palestras, sorteios e ocorrerá de forma híbrida, com ações presenciais na Faculdade Senac e on-line, por meio do Youtube do Senac-DF.

O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido da Costa Freire, participou da abertura do evento e reforçou que a educação acontece por meio dos livros. “É um prazer participar dessa semana do livro. Eu que sou do setor de papelaria e livraria há 34 anos sei da importância do livro para a nossa educação e para a nossa cultura. Para comemorar a semana do livro, o Senac lançou mais de 20 títulos com descontos muito agradáveis e sugestivos. Apesar dos livros estarem passando por um processo de digitalização ainda possui uma importância muito grande na nossa educação, como os livros didáticos, literários e as poesias. Desejo que todos tenham um evento maravilhoso nessa linda faculdade que tão bem representa a nossa educação dentro do Distrito Federal”, disse o presidente.

A semana também tem como objetivo aproximar professores, alunos e a comunidade do livro e das bibliotecas. Durante a abertura do evento, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, defendeu que os livros são fatores transformadores na vida das pessoas. “Nós que somos a base da educação do Senac temos que ter muito orgulho disso. Porque educação é o maior patrimônio que temos. Educação é o maior legado que podemos deixar. É por isso que o livro é tão importante. Se não tivermos o hábito de ler e buscar o conhecimento nada disso acontece. Quantas pessoas ainda leem a luz de velas, usando lamparina e se esforçam para isso? Vários meninos saem do sertão para se dedicar na escola estudando com os livros. É um objeto transformador”, ressaltou.

Durante a abertura do evento, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, defendeu que os livros são fatores transformadores na vida das pessoas.

Karine lançou em 2019 seu primeiro livro intitulado A Quadra Encantada, que surgiu da preocupação com o tipo de diversão do seu filho Antônio. “Acredito muito na literatura infantil. É nessa fase da criança que começa o hábito da leitura, que começa o incentivo pela leitura. É nesse momento que devemos começar a mostrar que o livro cria mundos. A Disney só é a Disney porque alguém sonhou e foi baseado em algum conhecimento. E com certeza veio dos livros” relembrou a diretora.

Na edição anterior, a semana do livro e das bibliotecas também aconteceu em outubro. O evento concede aos inscritos nas rodas de conversas, oficinas e palestras, um certificado de participação. O diretor da Faculdade Senac-DF, professor Luís Affonso Bermúdez, salientou o que o livro significa na educação do País. “Antigamente o livro era a única forma de o conhecimento chegar nas mais distantes regiões do País. Era na campanha nacional do livro, com bibliotecas e caixas que eles chegavam nas escolas públicas. Esse ano nós trouxemos nossa editora para mostrar a importância que o Senac dá para o livro. Mais ainda, trouxemos o Sesc, nosso parceiro que nos ajudou até mesmo por uma orientação do Sistema Fecomércio de que devemos trabalhar juntos”, disse Bermúdez.

O Diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo da Silva, também participou da abertura e parabenizou o trabalho do Sistema na entrega de educação com qualidade para a população do Distrito Federal. “O trabalho junto a população é motivo de muito orgulho do Sistema Fecomércio-DF, sobretudo pelo fato da instituição trazer a possibilidade de acesso a livros com preços acessíveis e espaços espetaculares de bibliotecas. O livro representa um componente importante de educação na vida das pessoas. Um livro não traz só possibilidade de você melhorar o seu repertório de palavras, um livro te entrega a visão de mundo, te torna um ser humano melhor e mais humano”, disse o diretor.