Projeto Sesc Cultura de Paz é apresentado no Senado Federal
Projeto Sesc Cultura de Paz é apresentado no Senado Federal
O gerente de Educação do Sesc-DF, Mozaniel Mendes, representou a instituição no ato promovido pela Embaixada da Paz, no auditório Petrônio Portela
Nesta quinta-feira (21), o gerente de Educação do Sesc-DF, Mozaniel Mendes, apresentou algumas das ações desenvolvidas pelo Edusesc no âmbito do projeto Sesc Cultura de Paz. O evento foi comandado pela atriz, psicóloga e embaixadora da paz, Maria Paula Fidalgo, e contou com representantes de embaixadas e instituições sociais que atuam em prol da paz e do desenvolvimento humano.
O ato de hoje fez alusão ao Dia Internacional da Paz. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981 e é dedicada à paz mundial e, especificamente, à ausência de guerra e violência.
O evento teve início às 8h30 e vai até as 18h. No período da manhã, os participantes puderam ouvir relatos de figuras que se tornaram verdadeiros símbolos da paz, como o general do exército brasileiro que participou do maior número de missões de paz no exterior e da japonesa que, mora no Brasil há 50 anos, e presenciou, quando criança, os ataques a Hiroshima e Nagasaki.
Na ocasião, também foram apresentadas iniciativas recentes e inovadoras, como o projeto Sesc Cultura de Paz, que busca promover a paz no ambiente escolar. O projeto ganhou repercussão nacional em abril, quando mensagens sobre supostas ameaças de ataques em escolas de Brasília viralizaram na internet, assustando pais e alunos.
No dia 20 de abril, os alunos de todas as unidades do Edusesc receberam chocolates ao chegarem cedo para a aula. Além disso, ao longo do dia, as unidades promoveram brincadeiras especiais no pátio, com direito a música ao vivo, pintura de rosto e balões. À época, o diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo, distribuiu pessoalmente os chocolates para as crianças na entrada da escola.
Após a apresentação do projeto, a atriz Maria Paula Fidalgo elogiou a iniciativa do Sesc. “Trazer o pacifismo para o dia a dia dos alunos não tem preço. Isso é a semente sendo plantada no solo mais fértil de todos. As crianças são o futuro do país e aí que a verdadeira transformação vai acontecer”, afirmou.
O gerente de Educação do Sesc-DF, Mozaniel Mendes, agradeceu o convite da embaixada. “A gente que acredita em educação, que vive a educação todos os dias, ficamos felizes quando temos a oportunidade de compartilhar aquilo que a gente tanto ama, ainda mais em um lugar como o Senado, onde a voz do povo é incluída de forma sistemática e forte”, afirmou.