Caminho de Navegação

Notícia

Projeto Maio – Mais Culturas, do Sesc-DF, traz como foco a diversidade artística com várias atrações

'O Sesc-DF realizará nos dias 19, 20, 23 e 26 de maio, o projeto Maio – Mais Culturas. Com uma programação voltada para as linguagens artísticas e culturais, o foco será valorizar e promover a disc...'

Publicado em 13/05/2021 00h00 Atualizado em 13/05/2021 00h00


Sesc_MaioMaisCultura-01.png O Sesc-DF realizará nos dias 19, 20, 23 e 26 de maio, o projeto Maio – Mais Culturas. Com uma programação voltada para as linguagens artísticas e culturais, o foco será valorizar e promover a discussão sobre a multiplicidade de expressões na cultura. Serão realizados duas oficinas e um show musical para também celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 21 de maio de 2002. Todas as ações serão virtuais e gratuitas. 

A analista de Cultura do Sesc-DF, Angélica Beatriz Souza, reforça que a realização do projeto visa a continuidade da oferta de uma programação de qualidade, gratuita e acessível. “É uma forma que encontramos para incentivar e fortalecer o diálogo sobre a temática trazendo discussões contemporâneas. Além de, oportunamente, conectar com a data comemorativa que amplia a visibilidade dessas ações direcionadas para a diversidade cultural. Vamos trazer ao público as diversas convergências com a participação de artistas expressivos, como por exemplo a primeira palhaça brasileira do Cirque du Soleil, Grabriella Argento”, destacou.

Nos dias 19 e 20 de maio, das 16h às 18h, vai ocorrer a oficina “Metamorfoses: o despertar de narrativas poéticas com objetos”, com Maysa Carvalho. A classificação indicativa é 15 anos e as inscrições vão ocorrer de 14 a 19 de maio.​ Na sequência, dia 23, teremos o show Fresta, com Larissa Umaytá e Letícia Fialho, ao vivo no Youtube do Sesc-DF, às 20h. Para finalizar, no dia 26 de maio, das 14h às 16h, será realizada a oficina “A Filosofia do Palhaço”, com Gabriella Argento. As inscrições da oficina serão de 20 a 25 de maio e a classificação é 18 anos. ​ 

Veja a programação completa:

Oficina: Metamorfoses: o despertar de narrativas poéticas com objetos, com Maysa Carvalho
Dias: 19 e 20/5
Horário: 16h às 18h
Classificação Indicativa: 15 anos
Inscrições gratuitas no período de 14 a 19 de maio pelo link: http://bit.ly/3t7B3EuOficinaMetamorfose

Sinopse: a partir da metamorfose do olhar sobre os objetos, esta oficina propõe uma breve investigação das memórias afetivas advindas do contato com objetos pessoais dispostos no espaço residencial de cada participante.

Sobre Maysa Carvalho: educadora, artista e pesquisadora brasiliense. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB (2013), Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2018) e Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB. Desde 2009 se dedica ao estudo do Teatro de Formas Animadas. Em 2020 criou o Espaço de Criação, Pesquisa e Formação Artística POÉTICA DA MATÉRIA oferecendo oficinas, cursos e laboratórios de pesquisa e criação na área do Teatro de Animação (bonecos, objetos, máscaras e sombras) no formato online. 

Show musical: Fresta, com Larissa Umaytá e Letícia Fialho
Data: 23/5
Horário: 20h
Youtube do Sesc-DF: https://youtu.be/haScr458psY​
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: A percussionista Larissa Umaytá e a cantora Letícia Fialho se encontram para show caseiro no formato voz, guitarra e percussão. Duas mulheres negras celebrando sua trajetória enquanto musicistas, autoras de seus trabalhos e protagonistas de sua própria história.

Sobre Larissa Umaytá - foi criada no berço da cultura popular com o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, seu avô. Teve influência de seu pai e incentivador, com quem transformou a percussão em paixão. Atualmente, é artista da Contemporânea Team, uma das maiores marcas de instrumentos percussivos do Brasil. Exerce seu trabalho como percussionista, educadora e produtora, produzindo seus próprios conteúdos e trazendo na bagagem suas raízes e influências pessoais e profissionais.

Sobre Letícia Fialho é compositora, cantora e instrumentista natural da cidade de Brasília, Brasil. Com três discos inteiramente autorais, é dona de uma trajetória enquanto compositora, instrumentista e cantora, arranjando, concebendo e dirigindo cada trabalho seu. Além de seu projeto, é também integrante do premiado grupo Chinelo de Couro, do bloco de carnaval Essa Boquinha Eu Já Beijei e da banda Contém Dendê. Atua também na concepção e execução de trilhas sonoras de espetáculos de teatro.

Oficina: A Filosofia do Palhaço, com Gabriella Argento
Dia: 26/5
Horário: 14h às 16h
Classificação indicativa: 18 anos
Inscrições gratuitas no período de 20 a 25 de maio pelo link: http://bit.ly/32ZEMJEFilosofiadopalhaço​

Sinopse: Um olhar sobre o mundo a arte e o humor através da filosofia do palhaço. Passeando pela história da menor máscara do mundo e suas mais diversas utilizações e aplicações. Considerações sobre a evolução do humor e o humor no Brasil. Uma reflexão sobre a importância da palhaçaria e sua influência na comédia.

Sobre Gabriella Argento: é  atriz e palhaça. Integrou o elenco do Cirque du Soleil por mais de uma década, participando de três shows diferentes da companhia. Foi a primeira palhaça brasileira do Cirque du Soleil. No Brasil, integrou grupos como Doutores da Alegria, Jogando no Quintal e Cia. Vagalum Tum Tum entre outros.