Projeto gratuito Sesc Cidadania leva atividades socioeducativas para escolas públicas e instituições sociais do DF
Caminho de Navegação
Notícia
Projeto gratuito Sesc Cidadania leva atividades socioeducativas para escolas públicas e instituições sociais do DF
'O projeto Sesc Cidadania é realizado pela área de Assistência do Sesc-DF envolvendo atividades socieoeducativas e assistenciais em escolas da rede pública de ensino e instituições sociais do Distrito F...'
Publicado em 25/04/2022 00h00Atualizado em 25/04/2022 00h00
Compartilhe:
O projeto Sesc Cidadania é realizado pela área de Assistência do Sesc-DF envolvendo atividades socieoeducativas e assistenciais em escolas da rede pública de ensino e instituições sociais do Distrito Federal. O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idade de 6 a 18 anos, professores e familiares. São palestras, oficinas e rodas de conversa sobre diversas propostas apresentadas aos diretores e coordenadores, que escolhem os temas a serem abordados. Este ano já foram realizados 359 atendimentos e 23 rodas de conversa. A abordagem dos temas com alunos e pessoas em vulnerabilidade social tem o objetivo de gerar conhecimento e sobretudo oportunidade de mudança social.
De acordo com o assistente social do Sesc-DF, Paolo Conceição de Souza, este ano o trabalho realizado pelo projeto foi ampliado. “Antes da pandemia o projeto era desenvolvido apenas nas escolas, este ano ampliamos a atuação também para as instituições sociais cadastradas ao Mesa Brasil, incluindo instituições sociais que promovem a inclusão, como casas de passagem mistas, com famílias e refugiados, feminina e masculina em todo o Distrito Federal. Nas escolas o trabalho se estende aos professores, crianças e adolescentes e seu familiares”, explica o assistente social do Sesc-DF.
Assuntos relevantes para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de escolas públicas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); diversidade e inclusão social; responsabilidade familiar no contexto escolar; relação família e escola; envelhecimento e atividades intergeracionais; combate ao ageismo (violência contra a pessoa idosa); bullying no contexto escolar e social; situação de violência sexual contra criança e adolescente; igualdade de gênero; saúde mental; felicidade e gratidão; relações interpessoais; finitude e luto; perspectivas para inserção do adolescente no mundo do trabalho; projeto de vida; prevenção ao uso de álcool e outras drogas na adolescência; ética; respeito ao meio ambiente e suicídio e automutilação estimulam o protagonismo social dos participantes.
Além disso, a área de Nutrição do Sesc-DF por meio do projeto Cozinha Sobras também leva atividades ensinando receitas com o reaproveitamento integral dos alimentos. As oficinas com o tema ‘Reaproveitamento Integral dos Alimentos’ são desenvolvidas tanto com o público infantil, com crianças e adolescentes de escolas públicas, quanto com famílias das casas de passagem.
Para mais informações ou saber como uma escola pública ou instituição social pode fazer parte do projeto Sesc Cidadania entre em contato pelo whastsapp + 55 61 99645-4527.