'O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país para escritores inéditos, revelou os vencedores da edição de 2021, nas categorias Romance e Conto. Os escolhidos foram o paraense Fábio Horá...'
Publicado em 21/06/2021 00h00 Atualizado em 21/06/2021 00h00
O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país para escritores inéditos, revelou os vencedores da edição de 2021, nas categorias Romance e Conto. Os escolhidos foram o paraense Fábio Horácio-Castro, com o romance O réptil melancólico, e o pernambucano Diogo Monteiro, com a coletânea de contos O que a casa criou. Os livros dos dois vencedores serão publicados em outubro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação. Os livros têm lançamento no final do ano com tiragem inicial de 2 mil exemplares.
Neste ano, o prêmio recebeu a inscrição de 1.688 trabalhos, sendo 850 em Romance e 838 em Conto. Desde a sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados. Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Em sua 18ª edição, se tornou uma das mais importantes premiações do país, sendo hoje considerada referência por críticos literários, escritores brasileiros e visto como grande porta de entrada para o mercado editorial no Brasil.