Caminho de Navegação

Esporte e Lazer

Passeio ciclístico no Parque da Cidade teve mais de 400 participantes

Evento foi realizado neste domingo (24) para fechar a Semana Nacional de Trânsito, que teve ações desde quinta-feira (21)

Publicado em 25/09/2023 18h09 Atualizado em 03/10/2023 13h04
Passeio ciclístico no Parque da Cidade

Neste domingo (24), em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, mais de 400 ciclistas marcaram presença no passeio ciclístico promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio do Sesc-DF, do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Sidauto-DF) e outras instituições.

 

Ações educativas também foram promovidas antes da largada, com discursos e distribuição de kits para os participantes. Com largada no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, às 9h, os esportistas percorreram um trajeto de 8km, passando pelo parque e uma parte da W4 Sul. 

O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que teve início no dia 18 e terminam nesta segunda-feira (25). Durante o período, o Sesc e o Sindauto promoveram diversas atividades ao público.

 

Entre elas, oficinas do programa Cozinha Eficiente, com degustação de receitas, pula-pula, credenciamento e um circuito de pedal kart, com um formato preparado para promover a conscientização dos futuros motoristas. Confira as fotos do evento clicando aqui.

 

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, afirmou que o intuito do evento foi mostrar para a comunidade local que a bicicleta também faz parte do trânsito como veículo. Além disso, o gestor destacou que as campanhas têm o objetivo de mostrar a todos os ciclistas que eles têm regras de trânsito a seguir.

 

“Têm direitos, mas também têm deveres. Uma questão que chama atenção é que as pessoas pensam que a bicicleta não pode andar na via pública dos carros. Pode, desde que não haja ciclovia, ciclofaixa ou acostamento. Caso essa via não comporte o ciclista, ele tem todo o direito de andar nela, desde que seja no sentido da via e nunca na contramão. E, quando ele for atravessar a faixa de pedestre, desça da bicicleta e atravesse a faixa, como pedestre”, explica.