Passeio ciclístico no Parque da Cidade teve mais de 400 participantes
Passeio ciclístico no Parque da Cidade teve mais de 400 participantes
Evento foi realizado neste domingo (24) para fechar a Semana Nacional de Trânsito, que teve ações desde quinta-feira (21)
Neste domingo (24), em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, mais de 400 ciclistas marcaram presença no passeio ciclístico promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio do Sesc-DF, do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Sidauto-DF) e outras instituições.
Ações educativas também foram promovidas antes da largada, com discursos e distribuição de kits para os participantes. Com largada no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, às 9h, os esportistas percorreram um trajeto de 8km, passando pelo parque e uma parte da W4 Sul.
O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que teve início no dia 18 e terminam nesta segunda-feira (25). Durante o período, o Sesc e o Sindauto promoveram diversas atividades ao público.
Entre elas, oficinas do programa Cozinha Eficiente, com degustação de receitas, pula-pula, credenciamento e um circuito de pedal kart, com um formato preparado para promover a conscientização dos futuros motoristas. Confira as fotos do evento clicando aqui.
O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, afirmou que o intuito do evento foi mostrar para a comunidade local que a bicicleta também faz parte do trânsito como veículo. Além disso, o gestor destacou que as campanhas têm o objetivo de mostrar a todos os ciclistas que eles têm regras de trânsito a seguir.
“Têm direitos, mas também têm deveres. Uma questão que chama atenção é que as pessoas pensam que a bicicleta não pode andar na via pública dos carros. Pode, desde que não haja ciclovia, ciclofaixa ou acostamento. Caso essa via não comporte o ciclista, ele tem todo o direito de andar nela, desde que seja no sentido da via e nunca na contramão. E, quando ele for atravessar a faixa de pedestre, desça da bicicleta e atravesse a faixa, como pedestre”, explica.