Parceria entre a Casa Thomas Jefferson e escolas do Sesc-DF promove aprendizado prático da língua inglesa
Caminho de Navegação
Notícia
Parceria entre a Casa Thomas Jefferson e escolas do Sesc-DF promove aprendizado prático da língua inglesa
'Desde o início da pandemia do coronavírus, alunos das unidades Edusesc em Ceilândia, Taguatinga e Gama contam com o Programa Bilíngue. Os estudantes têm acesso ao método inovador de ensino por me...'
Publicado em 13/07/2021 00h00Atualizado em 13/07/2021 00h00
Compartilhe:
Desde o início da pandemia do coronavírus, alunos das unidades Edusesc em Ceilândia, Taguatinga e Gama contam com o Programa Bilíngue. Os estudantes têm acesso ao método inovador de ensino por meio da parceria firmada entre Sesc-DF e a Casa Thomas Jefferson, Centro Binacional, atuando desde a década de 60 com o ensino da língua inglesa no Distrito Federal. O objetivo da iniciativa é promover aos alunos da rede Edusesc a fluência na língua inglesa com aulas adaptadas às atividades e vivências dos estudantes.
O coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio – EDUSESC, unidade Taguatinga Norte, professor Mozaniel Mendes Pereira Lima, explica que a metodologia bilíngue Clil, Content and Language Integrated Learning, fornecida pela Casa Thomas Jefferson, tem feito a diferença no ensino da língua inglesa aos estudantes do EduSesc, desde o início da implementação do programa no ano passado.
“A metodologia chamada Clil é quando você pega um conteúdo que eles já viram, por exemplo: a metamorfose de uma borboleta, estudada lá em Ciências, em determinada série e ano, retomamos esse mesmo conteúdo que será trabalhado totalmente na língua inglesa. Então, o conteúdo ele já sabe e aí é só a produção da língua”, esclarece o coordenador.
Todos os professores das unidades Edusesc responsáveis pelo ensino do idioma passam por treinamento diretamente ministrado pela Casa Thomas Jefferson. O professor Marcelo Freitas Silva conta que metodologia utilizada e o treinamento feito com toda equipe das unidades EDUSESC são fatores essenciais para o desenvolvimento do Programa Bilíngue.
“O programa da casa Thomas Jefferson trabalha com uma metodologia chamada Clil. A gente leva o dia a dia do aluno junto ao inglês para dentro de sala de aula. Então não é uma aula de inglês tradicional com gramática e os métodos convencionais. A gente explica matérias relacionadas ao dia a dia do aluno como Ciências e aplica o inglês ao conteúdo apresentado”, pontua o professor.
O professor utiliza fantoches divertidos que animam a aula, estabelecem afetividade e promovem a interação com as crianças. “Trabalhamos com o ensino de maneira natural e o aluno usa isso no seu dia a dia de forma intuitiva. Então foge daquelas regras gramaticais porque trabalha o vocabulário, aplicado ao cotidiano, através de exemplos e de situações que eles estão habituados a realizar”, esclarece o professor.
Já para a professora Viviane Rodrigues Leal, a receptividade dos alunos ao método de ensino do inglês superou as expectativas. Viviane leciona para alunos da Educação Infantil e fundamenta I, entre os recurso que explora dentro do programa bilíngue ela utiliza a musicalização, que amplia significamente os resultados da aprendizagem, isso porque a metodologia proporciona o exercício da ludicidade e estimula o interesse dos alunos pelo novo idioma. “A gente usa bastante música, vídeos, imagens, mímica e muitos recursos teatrais para motivar eles. Eles (alunos) gostam muito”, garante.
A coordenador pedagógica, Rubia Marciano Tiva, que tem o filho 4 anos matriculado na EduSesc Taguatinga Norte já observa os frutos da aprendizagem da língua inglesa por meio do acesso ao programa realizado em parceria entre o Sesc-DF e Casa Thomas Jefferson. “Eu vejo que tudo o que ele faz e o que ele fala é de uma forma natural. Eu não preciso ficar perguntando para ele. Você não precisa falar: vamos sentar e estudar inglês, porque o inglês já está no vocabulário dele. Esses dias ele estava fazendo um desenho. E eu falei pra ele: o que é que você fez aí? Ele respondeu em inglês. Então tudo o que é proposto no programa é fundamentado no que ela já conhece, tem vivência. É bem espontâneo e sem cobrança.”, destaca a mãe do aluno.
Por meio do programa Bilíngue, mais de 2 mil estudantes das escolas EDUSESC recebem aulas de inglês com uso de material e metodologia da Casa Thomas Jefferson. Alunos da Educação Infantil recebem uma carga horária de três horas aulas semanais da língua inglesa. E no Ensino Fundamental I e II são cinco horas aulas semanais. Professores do Sesc também recebem bolsas de estudo para aperfeiçoamento.
Educação do Serviço Social do Comércio – mantém o compromisso de oferecer educação de qualidade e contribuir para a formação da sua clientela.
O espaço educativo é centrado em objetivos amplos, relacionados à construção de valores e informações que favoreçam o desenvolvimento global da consciência e da comunicação, integrando, dentro de uma totalidade, os vários níveis de conhecimento e expressão.
O currículo escolar, associado à orientação filosófica do Sesc, envolve e propõe modos distintos de encarar o homem e a sociedade, de conceber o processo de transmissão e elaboração do conhecimento e de selecionar elementos da cultura com que a escola objetiva trabalhar, ressignificando os conteúdos escolares.
Nossos Diferenciais
Infraestrutura completa
Proposta pedagógica inovadora
Aprendizado além da sala de aula
Valores e formação para a vida
Acesso à estrutura do Sesc
Projeto Bilíngue com a Casa Thomas Jefferson
ENSINO REGULAR
Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano (EDUSESC Taguatinga, EDUSESC Ceilândia, EDUSESC Gama).
Ensino Fundamental II (EDUSESC Taguatinga e EDUSESC Gama).