'Bate-papo contou com a presença de especialistas e relatos de experiênciaNesta segunda-feira (3) o Sesc-DF promoveu uma programação especial para o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Com duas lives tr...'
Publicado em 03/10/2022 00h00 Atualizado em 03/10/2022 00h00
Bate-papo contou com a presença de especialistas e relatos de experiência
Nesta segunda-feira (3) o Sesc-DF promoveu uma programação especial para o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Com duas lives transmitidas no YouTube, a ação se destaca como mais uma iniciativa da instituição para difundir informações e conscientizar a população sobre a doença.
A primeira transmissão abordou o tema “Conhecendo a Paralisia Cerebral” e contou com a presença das Fonoaudiólogas do Centro de Reabilitação e Estudo Neurológico, Adriana Assunção e Raquel Pires. Já a segunda live tratou sobre como garantir o direito de pessoas com Paralisia Cerebral” e contou com a presença da Presidente da Associação Paralisia Cerebral – APC, Luciana Prudente.
Além das especialistas, o evento online trouxe os relatos de experiência da psicóloga do Sesc, Raianny Albuquerque e seu marido Marlon Rocha, que são pais do Murilo Rocha, que possui paralisia cerebral. Eles contaram ao público alguns desafios da criação de Murilo e como superam obstáculos diariamente. “Nós mães de crianças com deficiência precisamos de acolhimento. Estar aqui hoje, e ter um espaço cedido pelo Sesc para falar sobre a história do meu filho, é um presente” destacou Raianny.
Entre outros assuntos abordados na live, as especialistas trataram sobre a importância da sociedade, no dia a dia, se dirigir diretamente às pessoas que tem paralisia cerebral. “As vezes as pessoas estão se comunicando e acabam deixando as pessoas com deficiência de lado. É essencial não ignorar a presença dessas pessoas, e entender suas vontades e decisões” ressaltou a fonoaudióloga Adriana Assunção.
Para Raquel Pires, a live representou uma oportunidade essencial e necessária para levar mais informações sobre a paralisia ao público. “Sou muito grata pelo convite para estar aqui hoje, trazendo a visão técnica e profissional do que é a paralisia cerebral, que deve ser aliada aos relatos de experiência dos pais”, ressaltou a especialista.
O Sesc ainda realizará, no dia 6 de outubro, uma programação especial e direcionada ao público com Paralisia Cerebral e suas famílias na unidade do Guará, com atividades de lazer com estações adaptadas ao público e estandes de nutrição e saúde mental, com orientações sobre as necessidades das pessoas com paralisia.