III Festival Gastronômico do Mesa Brasil, promovido pelo SESC-DF, revelou talentos ao estilo ‘reality de culinária’
Caminho de Navegação
Notícia
III Festival Gastronômico do Mesa Brasil, promovido pelo SESC-DF, revelou talentos ao estilo ‘reality de culinária’
'O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), realizou, nesta terça-feira (11) o III Festival Gastronômico do Programa Mesa Brasil, na unidade da 913 sul, teatro garagem. Em alusão ao Dia Mundial da Alimenta...'
Publicado em 11/10/2022 00h00Atualizado em 11/10/2022 00h00
Compartilhe:
O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), realizou, nesta terça-feira (11) o III Festival Gastronômico do Programa Mesa Brasil, na unidade da 913 sul, teatro garagem. Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. A cerimônia reuniu diversos mestres em gastronomia, nutricionistas, além de 6 cozinheiras, 4 nutricionistas representantes das 10 instituições que desenvolveram diversas receitas, sob avaliação de especialistas.
Os participantes se inscreveram para o Festival com uma receita original de cada instituição. 10 finalistas foram escolhidos, com receitas inteiramente novas, sob a temática de ceia natalina. Vale ressaltar que os escolhidos tiveram menos de 24 horas para preparar novas receitar, que seriam avaliadas por uma mesa com 9 jurados.
“Mais uma vez a gente mostra a esperança de que temos que ajudar o próximo. Levar às pessoas a dignidade na alimentação. É precioso para nós a capacidade que essas pessoas têm de apreender, se reinventar, dentro desse contexto difícil que estamos vivendo”, ponderou o diretor regional do Sesc, Valcides Araújo.
O presidente da Fecomercio, José Aparecido da Costa Freire, abriu o evento agradecendo a todos e disse estar muito alegre em poder participar de um evento como este. “O Mesa Brasil é o melhor programa alimentar existente. É inconcebível falarmos de fome sendo que o Brasil é tão rico em termos de produção de alimentos. Este festival mostra o poder da mobilização, da criatividade e do carinho para transformar a doação de alimentos em arte”, frisou.
Dentre os focos do evento estava o aproveitamento alimentar, através da elaboração de receitas, no propósito de sanar o desperdício de parte dos alimentos, que são nutritivos e geralmente descartados, como sementes, cascas e talos. O Festival premiou os três primeiros colocados, tendo como vencedora a nutricionista Ericka dos Santos, do Projeto Integral de Vida (Pró-Vida).
Para a coordenadora do programa Mesa Brasil, Cláudia Vilhena o evento é voltado a valorização de cozinheiras e nutricionistas, cadastradas no Mesa Brasil. “Hoje temos 314 instituições que atendem a 96 mil pessoas por mês, e, pensando nisso a gente sabe que faz milagres, sempre com o intuito de utilizar integralmente os alimentos “, disse.
Presente no evento, Sebastião Abritta, vice-presidente da Fecomércio e embaixador do Mesa Brasil, parabenizou todos os responsáveis pelas receitas, falou sobre a importância da capacitação nutricional para os profissionais presentes. “Agradeço todas as pessoas que se empenham sempre. O sucesso do Mesa Brasil é o engajamento de todos, a gente tem que fazer diferença na vida das pessoas”, complementou.
Compuseram a mesa de jurados, Paulo Roberto De Oliveira, superinendente regional substituto da SUREG-DF; Alessandra Brant, Professora do IFB do Riacho Fundo - Curso Técnico de Gastronomia; Carla Rodrigues Valadares, gerente de prevenção de perdas do Atacadão Dia A Dia; Ana Claudia Haag, nutricionista do Senac; Lucio Flávio da Silva, diretor de compras da Seagri; Luciana Barbo, jornalista especializada em avaliar experiências gastronômicas; Jael Antônio Da Silva, presidente do Sindhobar/DF.
A ideia é que as Instituições que são beneficiadas pelo Mesa Brasil apresentem suas habilidades alimentares. Igor Pereira, nutricionista do Mesa Brasil vê o evento como troca de saberes. “Esse Festival trata da importância de aproveitar integralmente os alimentos e também sobre a insegurança alimentar e desperdício. No Brasil 33 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar e eventos como este visam minimizar esses números” aponta o especialista em nutrição.