Grupo carioca Ordinarius lançará seu novo disco Bossa 20 no teatro Sesc Garagem
Grupo carioca Ordinarius lançará seu novo disco Bossa 20 no teatro Sesc Garagem
'O grupo vocal carioca Ordinarius promoverá no dia 26 de março, às 20h, no teatro Sesc Garagem na 913 sul, o show de lançamento do mais recente disco " Bossa 20", que estará pela primeira vez nos pa...'
O grupo vocal carioca Ordinarius promoverá no dia 26 de março, às 20h, no teatro Sesc Garagem na 913 sul, o show de lançamento do mais recente disco " Bossa 20", que estará pela primeira vez nos palcos de Brasília. O espetáculo conta com versões vocais e percussivas de clássicos da Bossa Nova. O repertório formado por clássicos como “Garota de Ipanema”, “A Rã”, “Você”, “Influência do Jazz”, “Manhã de carnaval” e “Chovendo na roseira” contará com novas versões únicas e contemporâneas, que abordarão as diversas temáticas que cada música traz, a partir de um novo olhar sob o conceito da Bossa Nova.
Sobre o grupo:
O septeto vocal e percussivo Ordinarius oferece um vasto repertório, utilizando a voz como instrumento principal e a percussão como sua perfeita combinação. Os arranjos originais e exclusivos são do maestro Augusto Ordine, diretor musical e fundador do grupo. Os arranjos vocais são a cappella ou com o auxílio de violão, cavaquinho e instrumentos percussivos variados. Ritmos brasileiros como choro, baião, samba e ijexá são visitados pelo grupo, que é um moderno representante de uma cultura brasileira atemporal.
Com o repertório do primeiro CD, considerado pelo site “O Embrulhador” como um dos melhores discos de música brasileira do ano de 2012, realizaram shows em diversos espaços no Brasil e na Europa. O show do segundo CD, “Rio de Choro”, viajou dezenas de cidades brasileiras, além de ter sido apresentado nos festivais Auvernier Jazz Festival, na Suíça e Asunción a voces, no Paraguai, em 2017. Com o terceiro projeto, "Notável", uma homenagem a Carmen Miranda, o grupo foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor grupo de MPB e realizou shows no Brasil, Paraguai e Panamá. Em 2019 foi a vez de realizar turnês com repertórios variados por 10 diferentes cidades dos EUA e 23 no Japão, e participar de dois festivais na França (“Choralies” e “Durance Luberon”).
O CD "Paralelas", com repertório composto somente por composições de mulheres essenciais para a história da Música Popular Brasileira, foi gravado ao longo do ano de 2019 e inaugurou a campanha de financiamento coletivo das produções do grupo tendo tido somente um show de lançamento no Teatro Claro Rio, na semana de anúncio da pandemia de Covid 19. Desde que a agenda de shows do Ordinarius foi cancelada, o grupo realizou centenas de lives, alimentando a campanha de financiamento coletivo do grupo, possibilitando mais um projeto gravado ao longo do ano de 2020, com versões vocais e percussivas para clássicos da Bossa Nova, o CD BOSSA 20, a ser lançado em fevereiro de 2021.
Em 2021 o grupo mergulha no universo de Aldir Blanc, compositor ímpar que nos deixou no ano passado e que, ao longo de sua carreira, passou por diversos gêneros e compôs sucessos em parcerias com importantes nomes da MPB. No projeto BLANC o septeto pretende homenagear o compositor e seguir no caminho de valorização da cultura popular brasileira ao visitar seu legado com o frescor característico do grupo.