Gestores de bancos de alimentos se reúnem no Sesc Garagem
Gestores de bancos de alimentos se reúnem no Sesc Garagem
3º Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, termina nesta quarta (8)
Nesta terça-feira (7), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, e o diretor regional do Sesc-DF em exercício, Janderson Evans, marcaram presença no segundo dia do 3º Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, que acontece no Teatro Sesc Garagem, em Brasília (DF).
O objetivo do encontro é promover a discussão sobre o panorama atual e os desafios na reestruturação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA). Participam presidentes, diretores e coordenadores dos bancos de alimentos, bem como presidentes de Conseas, prefeitos, secretários municipais e servidores do Ministério.
Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio lembrou que o Sesc tem desempenhado um papel muito importante na questão da segurança alimentar do Brasil. “Durante a pandemia, o Mesa Brasil foi o programa alimentar mais importante do Brasil, que mais distribuiu alimentos pelo país, salvando muitas e muitas vidas. Então, o Sesc tem, a nível nacional, nesses 20 anos de Mesa Brasil, uma importância inominável”.
Na oportunidade, o ministro conheceu o projeto Cozinha Sem Sobras, iniciativa que busca conscientizar a população sobre o desperdício e ensinar sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Wellington Dias provou, e aprovou, algumas das receitas elaboradas pela equipe do Sesc-DF, como o brigadeiro de casca de banana e os biscoitos de casca de limão e de talos:
“Para reduzir a pobreza e tirar o Brasil do mapa da fome, nós temos que reduzir perdas, desde a produção, passando pelo transporte e comercialização, até o consumo dos alimentos e esse é um bom exemplo.”
Cooperação técnica
Durante o evento, também foi celebrado também um Acordo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), com o objetivo de fornecer suporte técnico para orientar processos de implantação e modernização de bancos de alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) brasileiras, auxiliando os programas sociais de combate à fome a serem executados em âmbito nacional.
Em levantamento realizado em 2019, foram identificados 217 bancos de alimentos em atividade. Desses, 57,2% são bancos não públicos, como o Rede Mesa Brasil Sesc, Organizações da Sociedade Civil e Ceasas. Os outros 42,8% são bancos públicos municipais distribuídos nas cinco regiões do Brasil, com destaque para o Sudeste (96), o Sul (51) e o Nordeste (42).