Sesc-DF promove tarde de inclusão e diversão para jovens e adultos com Síndrome de Down
Sesc-DF promove tarde de inclusão e diversão para jovens e adultos com Síndrome de Down
2ª edição do Sesc+Saúde levou 120 participantes para passeio sociocultural por Brasília
Em um momento de celebração e inclusão, o Sesc-DF proporcionou um evento de educação e saúde para 120 jovens e adultos com Síndrome de Down, como parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down. No dia 19 de março, foi realizada a 2ª edição do evento "Sesc+Saúde: uma ação pela Síndrome de Down", proporcionando uma tarde repleta de passeios socioculturais pela capital federal.
Em parceria com a Gerência de Turismo Social do Sesc-DF, a segunda edição do projeto de educação e saúde em prol da inclusão social de pessoas com deficiências levou os participantes para pontos turísticos de Brasília, percorrendo desde a movimentada W3 até o imponente Panteão da Pátria, integrante do Conjunto Cultural Três Poderes, uma homenagem aos heróis nacionais que defenderam ideais de liberdade e democracia.
A jornada culminou em um momento de diversão e descontração, com uma sessão de cinema especial, completa com pipoca e bebida, para assistir ao filme "Os Farofeiros 2", uma produção brasileira escolhida especialmente pelos próprios participantes.
Isabela Levino, gerente adjunta de saúde mental do Sesc-DF, ressalta a importância de proporcionar essas experiências de integração social para as pessoas com Síndrome de Down. "A socialização é um desafio constante. Na terapia, podemos ensinar habilidades como sentar, comer e falar, mas a interação social precisa acontecer de forma natural. Sabemos o quanto é difícil para as famílias se sentirem bem-vindas em muitos ambientes", reflete Levino.
O evento não apenas proporcionou momentos de alegria e integração, mas também reforçou o compromisso do Sesc-DF com a promoção da inclusão e o respeito à diversidade, mostrando que todos têm o direito e o espaço para desfrutar das maravilhas que a vida tem a oferecer.