Caminho de Navegação

Notícia

Dia Nacional da Prevenção à Obesidade: saiba o que é necessário para prevenir a doença

'Nutricionista do Sesc explica como cuidar da alimentação diariamente e porque procurar os serviços de nutrição para auxiliar o tratamento de obesidadeNesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional ...'

Publicado em 11/10/2022 00h00 Atualizado em 11/10/2022 00h00

Nutricionista do Sesc explica como cuidar da alimentação diariamente e porque procurar os serviços de nutrição para auxiliar o tratamento de obesidade

___000000obesidade_card.jpg


Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional da Prevenção à Obesidade. Com o intuito de conscientizar os cidadãos sobre a importância do combate ao sobrepeso, a data foi instituída pela Lei nº 11.721/2008. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Distrito Federal contém 570 mil pessoas acima do peso, já o cenário nacional aponta 96 milhões de pessoas com obesidade.  

Mas o que é a obesidade? 
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como, o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. Representando um grande problema de saúde pública mundial, a obesidade pode ser causada por diversos fatores, como inatividade física, consumo excessivo de calorias e de alimentos ultraprocessados, sono insuficiente, disruptores endócrinos, ambiente intrauterino, uso de medicamentos obesogênicos e status socioeconômico. Além disso, a obesidade está diretamente relacionada ao agravamento de outras doenças como hipertensão arterial, diabetes, problemas renais e até diferentes tipos de câncer. 

Contudo, a obesidade pode ser prevenida diariamente. Segundo a nutricionista clínica do Sesc-DF, Karla Feijão, existem diversas formas de melhorar a alimentação, mas a principal é preparar os próprios alimentos. “Dentre tantos hábitos a serem revistos individualmente, dentre tantas legislações e ações políticas e culturais, uma das formas primordiais é visitar mais a própria cozinha. Além disso, não se trata de quantas refeições são necessárias ao dia, mas a qualidade do que se coloca à mesa” ressaltou a especialista.

Ainda para prevenir a obesidade, a nutricionista destaca que é fundamental evitar a ingestão de comidas industrializadas e saber diferenciar o que é alimento de verdade dos produtos alimentícios. Os ambientes em que as refeições são realizadas podem influenciar o aumento de peso, assim como, as companhias e o uso excessivo de eletrônicos durante o momento da alimentação. 

Promover a saúde é uma das grandes missões do Sesc. Milhares de pessoas em todo o Distrito Federal são atendidas diariamente pelo serviço de alimentação e nutrição do Sesc, não apenas com refeições e lanches a preços reduzidos, mas também em consultas dietoterápicas e ações de educação alimentar e vigilância nutricional.

Segundo a Coordenadora de Nutrição do Sesc-DF, Sabrina Batista, as nutricionistas da instituição estão preparadas para criar dietas específicas para cada paciente. “No caso das pessoas com obesidade, trabalhamos com a dietaterapia para perda significativa de peso, buscando reduzir os efeitos negativos da obesidade e promover a qualidade de vida. Portanto, esse tratamento é realizado por meio da investigação dos hábitos alimentares, orientação sobre a substituição de alimentos, focando sempre no consumo de alimentos naturais. Assim, o Sesc promove a cultura do desembalar menos e descascar mais” ressaltou a coordenadora.  

O combate e a prevenção à obesidade são feitos principalmente por meio da alimentação saudável. No entanto, buscando oferecer um atendimento completo, o Sesc disponibiliza os serviços de saúde com preços acessíveis, além de diversas modalidades esportivas, que colaboram com a perda de peso.