Comunidade Quilombola receberá atendimentos do Sesc
Comunidade Quilombola receberá atendimentos do Sesc
'Ação ocorre em parceria com as Secretarias de Saúde e da Mulher Foto: Felipe MenezesA comunidade Quilombola da Cidade de São Sebastião vai receber atendimentos e saúde nesta segunda (30/1) até s...'
Ação ocorre em parceria com as Secretarias de Saúde e da Mulher
Foto: Felipe Menezes
A ação será realizada a partir de uma demanda do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, composto por representantes dos mais diversos grupos, e tem a missão de debater propostas de políticas voltadas à promoção da saúde, dos direitos e da autonomia econômica das mulheres do DF.
"Nosso objetivo é garantir o acesso das mulheres quilombolas aos serviços das unidades móveis do Sesc, com prevenção, orientação e acompanhamento de saúde, que vão se agregar às práticas e conhecimento respeitáveis destas comunidades. Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar delas", ressaltou o diretor Regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.
A iniciativa vai dar continuidade à campanha de conscientização sobre o câncer de mama e prevenção em saúde. Serão ofertados gratuitamente, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher SESC, orientações sobre autoexame, exames médicos ginecológicos, mamografias e caso tenha demanda, a inserção de DIU.
“O acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade é um direito que pertence a todas as mulheres. Quando levamos ações como essa, para elas que moram distantes dos grandes centros, estamos garantindo que os serviços oferecidos pelo GDF cheguem a todos", destaca a secretária da mulher, Giselle Ferreira.
Complementando as ações, a (SM-DF) vai promover rodas de conversa sobre o enfrentamento à violência contra mulheres. Para àquelas que passarem pela ação, serão apresentados os programas e projetos desenvolvidos pela Pasta, essa é uma maneira de levar acesso à informação.
Dentre os serviços oferecidos estão: atendimentos de saúde com mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU. Além da realização de exames preventivos para garantir que o tratamento comece nos primeiros estágios da doença, é possível alcançar a recuperação e a superação, além de reforçar a importância da rede de apoio para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama.
Já o Ônibus Sesc + Saúde realizará atendimentos e consultas ginecológicas, com procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. Para realizar o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus).
A ideia é indicar os caminhos que elas podem percorrer para a realizar de cursos gratuitos voltados para o empreendedorismo, e, também sobre como ter acesso aos atendimentos realizados nos equipamentos da secretaria, como por exemplo, a Casa da Mulher Brasileira e os CEAMs.