Caminho de Navegação

Notícia

Atividades do Sesc-DF na 36ª Feira do Livro de Brasília viram sucesso entre as crianças

'​Planetário, oceanário, narração de histórias, música e até circo. Diversas atividades promovidas pelo Sesc-DF na 36ª Feira do Livro de Brasília têm chamado atenção das crianças que vão ao local. Esta ...'

Publicado em 23/06/2022 00h00 Atualizado em 23/06/2022 00h00

​Planetário, oceanário, narração de histórias, música e até circo. Diversas atividades promovidas pelo Sesc-DF na 36ª Feira do Livro de Brasília têm chamado atenção das crianças que vão ao local. Esta edição marca o retorno do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal à programação com um conjunto de atividades que promovem a valorização da cultura e de manifestações literárias locais. A Feira do Livro está aberta ao público até o dia 26 de junho, com entrada gratuita, no Complexo Cultural da República.

O Sesc-DF conta com espaço privilegiado montado perto da entrada da feira onde também acontecem ações formativas, saraus e debates literários para a troca de experiências e reflexão entre pais, educadores, mediadores, artistas, estudantes e visitantes em geral. A Luciana Silva é professora e mãe de duas crianças que aproveitaram bastante a tarde desta quarta-feira (22) no espaço do Sesc-DF. “Eu gosto muito dos eventos que o Sesc, especialmente sobre a promoção da leitura. Trazer livros e contação de histórias é algo que estimula o gosto pela leitura e criatividade”.

A professora também levou as crianças a conhecerem o planetário e oceanário. As duas estruturas são compostas por domos infláveis que têm como norte a divulgação da biologia marinha e a simulação de viagens espaciais. “Trazer essas atividades para novos públicos promove acesso à ciência, desperta a curiosidade e são atividades que promovem o ensino de ciência. A gente tem que ter cada vez mais esse tipo de atividade na cidade”, afirma.

O responsável pelas unidades móveis, Demétrius Leão, conta que a receptividade do púbico tem sido muito positiva. “Está sendo uma experiência incrível proporcionar essas atividades na feira porque estamos recebendo muitas escolas de regiões administrativas mais distantes e o trabalho tem sido muito produtivo. As crianças ficam muito encantadas com as duas estruturas”, explica.
Ainda no espaço, o visitante consegue fazer uma imersão ampla no universo do livro com o Sesc Trilha Literária, Exposição Literária - Imagens que Contam, Sesc Chill Out Literário, Totens do Podcast Literário Bibliocanto  e a presença do projeto de biblioteca móvel do Sesc – Bibliosesc. “Este é um capítulo inédito na memória afetiva brasiliense protagonizando uma narrativa solidária e inclusiva, que se manifesta como um conjunto de atividades democráticas e acessíveis, comprometidas com a valorização dos livros, autores e manifestações literárias locais”, conta o bibliotecário do Sesc DF João Garcia.