Artistas do DF se mobilizam para impedir Projeto de Lei que retira recursos do Sesc
Artistas do DF se mobilizam para impedir Projeto de Lei que retira recursos do Sesc
'Digão da banda Raimundos e o rapper Japão Viela 17 dizem NÃO à PL de transição que retira 5% dos recursos do Sesc/SenacA proposta que converte em lei a Medida Provisória nº 1.147 pode gerar um im...'
Digão da banda Raimundos e o rapper Japão Viela 17 dizem NÃO à PL de transição que retira 5% dos recursos do Sesc/Senac
A proposta que converte em lei a Medida Provisória nº 1.147 pode gerar um impacto sem precedentes nos serviços prestados pelo Sistema Fecomércio-DF à população e aos trabalhadores do Distrito Federal. Aprovado na última terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023 desvia, para a Embratur, 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do comercio e serviços ao Sesc e ao Senac. A campanha para mobilizar a sociedade e os parlamentares para atuarem de forma contrária ao projeto de lei está a todo vapor, e agora conta com o apoio de artistas inflentes no Distrito Federal.
Referência do rock nacional, Digão, integrante da banda Raimundos também se manifestou prestando apoio ao Sesc. “O Sesc leva saúde, educação e cultura para a galera mis carente. A perda desserecurso pode acarretar a perda de 15% dos funcionários e isso é péssimo para o Brasil" enfatizou o músico.
Rapper em Ceilância, e atração do Sesc+Rap realizado em 2022, Japão Viela se manifestou destacando que as comunidades caretes do DF serão diretamente atingidas pela retirada de recursos do Sesc. “Eu digo NÃO à esse Projeto de Lei porque eu acredito que a nossa comunidade, como sempre, é a mais prejudicada. Quando tiram os 5% de uma área social e de um trabalho do Sesc, estão tirando do nosso próprio povo. Sim à educação, sim à saúde, sim à cultura, sim ao Sesc e NÃO a essa PL de conversão", ressaltou o artista.
Além deles, a cantora brasiliense Célia Porto, estrela do Clube do Choro também se manifestou, ressaltando a importância do Sesc para o Distrito Federal. “O Sesc fornece para nós, artistas de Brasília, uma estrutura enorme. Os palcos dessa instituição tem extrema importância para nós e tudo que vem para abalar essa estrutura afeta diretamente os artistas e todos que consomem cultura por aqui" pontuou a cantora.
Integrante da Companhia de Comédia “Os Melhores do Mundo" se manifestou destacando a excelência dos serviços e da estrutura que o Sesc disponibiliza para a populaçãção. “Os melhores teatros que temos aqui são do SescPrivar o Sesc de recursos, ou diminuir a ação do Sesc é muito sério. Tudo isso impacta diretamente na produção cultural e de ações sociais de extrema relevÂncia no DF", enfatizou o comediante.
Se o texto do Projeto de Lei for mantido pelo Senado Federal, serviços gratuitos, obras de melhoria e construção de novas unidades, além de programas de segurança alimentar, educação, saúde, esporte e lazer serão afetados. Mobilize-se a favor do Sesc! Assine a petição pública neste LINK.