Alunos da escola Edusesc apresentam trabalhos científicos aos conselheiros do Sesc
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Alunos da escola Edusesc apresentam trabalhos científicos aos conselheiros do Sesc
'Estudantes da EduSesc de Taguatinga Norte apresentaram nesta quinta-feira (25), durante a 469ª Reunião Ordinária do Conselho Regional do Sesc-DF, dois projetos desenvolvidos na Feira de Ciências da esc...'
Publicado em 25/11/2021 00h00Atualizado em 25/11/2021 00h00
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Estudantes da EduSesc de Taguatinga Norte apresentaram nesta quinta-feira (25), durante a 469ª Reunião Ordinária do Conselho Regional do Sesc-DF, dois projetos desenvolvidos na Feira de Ciências da escola, que está sendo realizada até 26 de novembro. As experiências científicas consistem em um modelo de Sistema de Iluminação Pública (SIPS), que reduz em 40% a luminosidade dos postes em momentos desnecessários, além da geladeira portátil peltier, que possui sistema de refrigeração para proteger o que estiver dentro dela e de fácil manuseio e transporte.
Após a apresentação dos alunos, o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo da Silva, convidou os conselheiros para visitarem os estandes na Feira de Ciências e conhecerem mais ideias inovadoras e sustentáveis por meio dos trabalhos que estão sendo apresentados. “São projetos que estão inseridos em um contexto de vida moderna da sociedade e que foram desenvolvidos brilhantemente pelos nossos alunos”, disse o diretor.
De 24 a 26 de novembro, 21 projetos de inovação, ciência e tecnologia estão sendo apresentados em estandes que compõem uma Feira de Ciências no pátio da EDUSESC em Taguatinga Norte. No espaço, mais de 350 alunos da unidade educacional podem conhecer os trabalhos. Nesta sexta-feira (26) a visitação vai das 9h às 12h. “Os projetos tem como objetivo oportunizar aos estudantes a importância de se trabalhar com a resignificação, reciclagem e a reutilização do lixo eletrônico. Queremos que esses estudantes possam mudar a sua visão, sempre pensando no destino, ou seja, para onde esse lixo vai e também se é possível reaproveitá-lo de forma que isso volte e tenha uma utilidade na sociedade”, explicou o professor de física da EduSesc, Mateus Gross.
João Gabriel, de 16 anos, é aluno do ensino médio da EduSesc de Taguatinga Norte e foi o representante do grupo escolhido para apresentar o projeto do sistema de iluminação pública. “No período que começamos a desenvolver o projeto, a crise hídrica no DF estava em alta e isso afetou o consumo e os gastos com energia elétrica. Pensando nisso, pensamos um projeto de economia de energia que se chama Sips (Sistema de Iluminação Pública Sustentável). Consiste em reduzir 40% a luminosidade dos postos em momentos de não necessidade, como de madrugada ou em via que não está movimentada. Aliado ao uso das lâmpadas de led que são mais econômicas e a elevação dos postes para conseguir ter uma cobertura maior de iluminação com menos postes e menos uso de energia”, explicou o aluno.
O estudante Jonathan Oliveira Rodrigues, também aluno do ensino médio da EduSesc de Taguatinga Norte, contou um pouco sobre o projeto da geladeira peltier. “É uma geladeira portátil que tem o objetivo de auxiliar na medicina, na área doméstica e industrial. Na área da medicina é possível ser útil no transporte de vacinas, sangue de doação, leite materno, remédios entre outras coisas que precisam de refrigeração. Para uso doméstico pode ser para transporte de pequenos alimentos, frutas e coisas domésticas que necessitam de refrigeração porque são perecíveis. E na área industrial também pode ser usada para fazer transporte de grandes quantidades, nisso seria necessário um recipiente maior, ampliando a capacidade da geladeira. O exemplo que trouxemos é apenas um modelo micro que pode se expandir para o macro com investimentos em cima desse produto”, disse o estudante
Espaço Maker
A estrutura do Espaço Maker é capaz de atender todas as disciplinas que constam no currículo educacional oferecidas pelo Edusesc. No local é possível encontrar equipamentos como: tecidos, itens de papelaria, kits de montagem tipo Lego, impressoras 3D, cortadoras laser e plataforma arduíno (programa aberto de prototipação eletrônica). “A gente tenta sempre construir conhecimento através de metodologias ativas. Que significa levar o estudante para botar a mão na massa. Levar ele a prática no dia a dia dentro do laboratório, dentro do espaço maker. E com isso esperamos que alguns migrem para engenharias e comecem a se especializar em áreas que eles possuem interesse”, explicou Willian Caetano, professor do espaço maker do Edusesc de Taguatinga Norte, que também esteve presente na reunião dos conselheiros para apresentação dos projetos.